TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Governo do Estado realiza primeira reunião de mobilização da Agritec do Território Sertão Maranhense, em Paraibano


Conhecido como a capital brasileira da abóbora, Paraibano distante a 518km de São Luís, sediará a primeira Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão- Agritec, nos dias 06 a 08 de abril. Na manhã desta quarta-feira (15), comitiva do governo do Estado e parceiros reuniram na Câmara municipal, em Paraibano, para realizar a primeira reunião de planejamento, mobilização e organização da Agritec do Território Sertão Maranhense. 

A região tem um povo forte e trabalhador, onde o maior orgulho da população é a produção de abóbora. O cultivo dessa hortaliça fruto, rica em vitamina A, vem sendo a maior fonte de renda de pequenos, médios e grandes produtores que exportam para os estados do Rio de Janeiro-RJ, Salvador/BA, Recife-PE, Maceió- AL, Teresina-PI e São Luís/MA. 

Um estudo realizado pelo Sebrae- MA, apresentado no município de Colinas ano passado, identificou nova área produtiva no Maranhão. Trata-se do Polígono da Abóbora que engloba os municípios de Colinas, Paraibano, Buriti Bravo, Passagem Franca, Sucupira do Norte, Pastos Bons, São João dos Patos, Lagoa do Mato e Mirador, envolvendo mais de 2 mil famílias em assentamentos rurais, áreas quilombolas e propriedades rurais de pequenos porte. Nessa região são comercializadas mais de 12 mil toneladas por ano, mas a produção total estima-se em 24 mil toneladas anuais. 

“A realização da Agritec nesse território vai fortalecer ainda mais a cadeia produtiva da abóbora e outras culturas como o abacaxi bastante cultivado em São Domingos do Maranhão e a produção de cachaça em Paraibano. Além disso, vamos proporcionar conhecimento para que o agricultor possa desenvolver outras culturas como produção de frutas, criação de pequenos animais e, com tecnologias simples possa gerar renda e ter qualidade de vida”, pontuou Chico Sales, secretário adjunto de organização produtiva e comercialização da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar. 


Segundo o coordenador da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Estado do Maranhão- FETAEMA da região, Edison Francisco Barbosa, a expectativa do agricultor na Agritec é realmente adquirir conhecimento e ser estimulado a produzir com mais empenho, porque 60% do alimento que chega na mesa dos maranhenses é da agricultura familiar. “Acredito que nós vamos reanimar nossos agricultores familiares, porque tínhamos um período de muita produção mas não tinha mercado, hoje temos mercado como o Programa de Aquisição de Alimentos - PAA e
Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE e não temos produto. Então nosso agricultor vai buscar na Agritec conhecimentos sobre esses canais de comercialização e conhecimentos para produção com qualidade”, concluiu. 

“Com a realização da Agritec temos a expectativa da dinamização do território e esperamos que o conhecimento adquirido na Feira, o agricultor possa aplicar em sua produção. O Sebrae se coloca à disposição dos agricultores durante e após a Agritec para fortalecer, por meio de consultorias, as cadeias produtivas da região”, enfatizou Mauricio Lima gerente do Sebrae da Regional de Balsas. 

Para o gestor Regional da Agerp de São João dos Patos, Ednaldo Quirino, a Feira é diferente de outras feiras agropecuárias, a Agritec é direcionada para que o agricultor familiar tenha acesso a diversos conhecimentos relacionados à produção agrícola. É formada por espaços tecnológicos com demonstração de pequenas alternativas de cultivo viáveis para o produtor, oficinas, palestras, cursos, comercialização de produtos cultivados por agricultores dos municípios da região, dentre outros atrativos 

Durante a reunião da comissão de organização estavam presentes a coordenadora da Feira e superintendente de comercialização da SAF, Marilene Bandeira que conduziu a reaunião, Diretor de pesquisa da Agerp José Malheiros, representando o prefeito de Paraibano Zé Hélio, Railton Sousa e representantes de 13 municípios da região: Paraibano, Colinas, Pastos Bons, São João dos patos, Balsas, Presidente Dutra, Nova Iorque, Sucupira do norte, Mirador, Buriti Bravo, São Domingos do Azeitão, Passagem Franca, Lagoa do Mato e instituições de ensino como Uema, IFMA, além da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão - Aged e movimentos sociais. 

A Agritec é uma realização do Governo do Estado do Maranhão, por meio do Sistema da Agricultura Familiar, composto pela Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e o Instituto de Colonização e Terras do Maranhão (Iterma). Acontece por meio de parceria com Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Cocais, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), movimentos sócias (FETAEMA, MST, ACONERUQ, MIQCB E FETRAF-MA) e Prefeitura do município onde o evento é sediado. 

FONTE: SAF TEXTO: Claudilene Maia

Nenhum comentário:

Postar um comentário