TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

GOVERNO DO ESTADO LANÇA A 14º AGRITEC EM CURURUPU


Na tarde desta segunda-feira, 6, o governo do estado por meio do Sistema da agricultura familiar, lançou oficialmente, a 14 edição da Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão, a Agritec, no município de Cururupu. A região da baixada ocidental é reconhecida pela forte presença de povos e comunidades quilombolas e também pelo extrativismo, pesca e agricultura. A solenidade de lançamento aconteceu na tarde desta segunda-feira, 06, no Centro de Convenções o Precusor e contou com representantes de vários municípios da região.

A feira é territorial e tem o objetivo de levar conhecimentos por meio de uma vasta programação com oficinas, minicursos, palestras, seminários, e diversas tecnologias para incrementar a produção da agricultura familiar. A Agritec de Cururupu acontecerá nos dias 07 a 09 de dezembro.

O presidente do quilombo Ceará, de Cururupu, Nelson Pires, enfatizou que a Agritec só vem a contribuir com o desenvolvimento da baixada e, principalmente, em fomentar o conhecimento ao produtor rural.
 
Seu Nelson Pires
“A gente só tem a ganhar conhecimento que é justamente o que as comunidades estão precisando, principalmente, na área da produção de alimentos na agricultura, que é a atividade que mais trabalhamos, além disso, precisamos saber aproveitar o que nós temos, por falta de conhecimentos nós acabamos desperdiçando boa parte de nossa produção. Esse evento será muito bem - vindo aqui na nossa região”, enfatizou.

Para o secretário de Estado da Agricultura Familiar,  Adelmo Soares, a realização das Agritecs é um dos eixos do desenvolvimento do Maranhão por meio do conhecimento .

“Na Agritec nós temos capacitações, treinamentos, transferências de tecnologias com o espaço tecnológico, comercialização. O agricultor tem a oportunidade de conhecer muitas experiencias, acesso ao crédito, acesso à terra, enfim, todos esses benefícios os agricultores da baixada ocidental não poderia ficar de fora. Tenho certeza que será uma oportunidade ímpar para os agricultores familiares da região”, concluiu.

A prefeitura de Cururupu é parceira na realização da agritec e segundo a prefeita do município, Professora Rosinha, a Agritec será um evento esperado com muita expectativa. “Vamos encerrar a última Agritec deste ano com chave de ouro. Contamos com a participação dos 19 municípios que compõe o território e esperamos realizar um intercâmbio de produtos, culturas e muito conhecimento para desenvolver nossa economia”, declarou a prefeita de Cururupu, Professora Rosinha.

De acordo com a diretora de assistência técnica da Agerp, Vera Costa, a Agritec oportuniza ao pequeno agricultor o acesso às mais variadas tecnologias de baixo custo que possibilitam melhoria de sua produção.

“Estamos cumprindo nossa missão. Estamos chegando ao final do ano com a nossa 14º Agritec. Uma política que veio para ficar que leva conhecimento ao agricultor e desenvolvimento do setor rural, facilitando o acesso às tecnologias de baixo custo gerando renda para o agricultor familiar do Estado”, pontuou.

O evento contou com a presença  do secretário adjunto da SAF, Chico Sales; o diretor de recursos fundiárias do Iterma, Paulo Sérgio; a coordenadora da Agritec, Marilene Bandeira; o gestor Regional da Agerp Pinheiro, Alexandre Frazão; a Secretária de Agricultura de Cururupu, Nana Chaves; o presidente do STTR Mariano Rodrigues; o presidente do quilombo Ceará, Nelson; o coordenador dos Escritórios Regionais da Agerp, Aldean Cavalcante, além de representantes de movimentos e agricultores e lideranças políticas.

Assessoria de Comunicação e Eventos - Ascom 
Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF)
Contato: +55 98 9182-3778

Nenhum comentário:

Postar um comentário