TIMBIRAS CONTA COM OS SERVIÇOS DA RAD IMAGEM E DA ALIANÇA FIBRA

quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

Astronauta japonês cresce 9 cm em três semanas na Estação Espacial - e está preocupado

O astronauta Norishige Kanai (esq.) chegou à ISS em dezembro para uma missão de seis meses (Foto: Kirill Kudryavtsev/Pool/Reuters)
Um astronauta japonês que está vivendo na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) disse ter crescido 9 centímetros desde que chegou ao espaço - há apenas três semanas. 

Norishige Kanai relatou no Twitter que está preocupado com a possibilidade de não caber mais na nave espacial russa Soyuz, que deve trazê-lo de volta à Terra em junho. 

Em média, os astronautas crescem entre dois e cinco centímetros quando chegam ao espaço.
Isso ocorre por causa da ausência da gravidade terrestre. Nessa situação, a coluna vertebral se expande - o crescimento se dá especificamente nos discos de cartilagem que ficam entre os ossos da coluna. O crescimento de Kanai, porém, foi bem superior à média. 

"Bom dia a todos. Tenho um grande anúncio para fazer hoje. Tivemos os nossos corpos medidos após chegarmos ao espaço, e uau! Eu cresci 9 centímetros!", escreveu ele na rede social. 

"Cresci como uma planta nestas três semanas. Não acontecia nada assim desde o ensino médio. Estou um pouco preocupado quanto a se vou caber no assento da Soyuz quando chegar a hora de voltar."
A Soyuz realmente tem limitação de tamanho nos assentos, que são moldados para a altura original de cada astronauta. Um aumento excessivo de altura do tripulante pode se tornar um problema. 

O crescimento dos astronautas costuma ser temporário: eles podem voltar à altura normal depois de retornar à Terra. 

"Nove centímetros é muito, mas é possível, já que cada corpo humano é diferente", diz à BBC Libby Jackson, da Agência Espacial do Reino Unido. 

"Há uma margem diferente de crescimento para cada pessoa, e cada um responde de uma forma."
Esta é a primeira vez de Kanai no espaço. Antes de estrear como astronauta, ele era médico da Marinha japonesa. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário